segunda-feira, 15 de novembro de 2010

RESULTADO DO TORNEIO COMEMORATIVO AOS 122 ANOS DE JOSÉ RAUL CAPABLANCA E AO DIA INTERNACIONAL DO XADREZ

RESULTADO DO TORNEIO COMEMORATIVO AOS 122 ANOS DE JOSÉ RAUL CAPABLANCA E AO DIA INTERNACIONAL DO XADREZ


CATEGORIA GERAL

1º COLOCADO – JHONAS SILVA (Sub 16 - ao centro)
2º COLOCADO – LUCAS WILLIAN (Sub 16 - à direita)
3º COLOCADO – RAPHAEL ANDREWS (Sub 16 - à esquerda)

CATEGORIA SUB 18

1º COLOCADO - RAUL FERREIRA
2º COLOCADO - JOSÉ GENISSON
3º COLOCADO – RAFAEL ROCHA

CATEGORIA SUB 16

1º COLOCADO - WESLLEY ABREU
2º COLOCADO – AURIO HENRIQUE
3º COLOCADO – MARCIO HENRIQUE

CATEGORIA SUB 14

1º COLOCADO – HÉLÈNE BONGINI
2º COLOCADO – ALAN ROCHA
3º COLOCADO – HUGO RAFAEL

CATEGORIA SUB 12

1º COLOCADO – FELIPE GABRIEL
2º COLOCADO – ANA CAROLINA
3º COLOCADO – ISAAC BATISTA

CATEGORIA SUB 10

1º COLOCADO – JAIRO JOAQUIM
2º COLOCADO – NICOLY BRASIL
3º COLOCADO – DANILO YAN

CATEGORIA FEMININO

1ª COLOCADA – GIOVANNA LETÍCIA (Sub 12)
2ª COLOCADA – HELOISE BONGINI (Sub 16)
3ª COLOCADA – MARÍLIA ARAÚJO (Sub 14)

TORNEIO COMEMORATIVO DOS 122 ANOS DE J. R. CAPABLANCA E AO DIA INTERNACIONAL DO XADREZ

O campeão do torneio aberto de xadrez, realizado no dia 13 de novembro de 2010, no Colégio Bom Pastor, em homenagem aos 122 anos do nascimento do maior gênio da historia do xadrez, José Raul Capablanca, e ao dia internacional do xadrez, foi o estudante do Colégio Arquidiocesano Jhonas Silva Rodrigues (sub 16), um dos melhores enxadrístas da atualidade do nosso Estado, seguido de Lucas William, aluno do Colégio Amadeus (Sub 16) e do talentoso Raphael Andrews (Sub 16). Foi um torneio com cinco rodadas no sistema suíço, cujo tempo de reflexão foi de 15 minutos (Rápido), e contou com a participação de 58 competidores, em sua grande maioria; estudantes do ensino fundamental e médio de escolas da rede pública e particular de ensino do nosso Estado, assim como também, estudantes universitários, crianças pertencentes ao Projeto Despertar (projeto social desenvolvido com crianças carentes do Conj. Fernando Collor), e profissionais e apreciadores de vários seguimentos da nossa sociedade.

Este torneio teve a participação de pessoas ilustres como a do melhor atleta sergipano de xadrez do ano de 2009, e árbitro local e auxiliar da CBX (Confederação Brasileira de Xadrez), José Gustavo dos Santos Marques; do Prof. José de Goes, ex-campeão sergipano; do atual campeão sergipano sub 18 dos Jogos da Primavera, José Genisson, e dos experientes enxadrístas: Carlos Alberto Paixão e Edvaldo Brasil.

Muito obrigado a todos os participantes e colaboradores! 

Francisco Vicente Pitanga
Professor de Xadrez do Colégio Bom Pastor
Fundador/Presidente do Clube de Xadrez Capablanca

APRENDA E JOGUE XADREZ

Melhorar no Xadrez requer esforço - Saia na frente, Aprenda por Vídeo Aulas

Para se tornar um grande mestre, nível mais alto de um enxadrista, são necessárias até oito horas de estudo diário por muitos anos. Nos jogos entre profissionais, a preparação pode se estender ainda mais.

Para se adquirir e desenvolver habilidades no jogo de xadrez, ao contrário do que muita gente pensa, é necessário algumas milhares de horas, debruçado sobre o tabuleiro de xadrez, analisando variantes e melhorando o conhecimento teórico.

E para brilhar é preciso muita, mas muita transpiração, e um pouco de inspiração, e pra isso a dedicação e disciplina são fatores de sucesso.

Mestre FIDE (MF) é um dos títulos vitalícios concedidos pela Federação Internacional de Xadrez aos enxadristas profissionais que tenham obtido a pontuação igual ou superior a 2.300 pontos, tendo sido estabelecido a partir de 1978.

Mestre Internacional (MI) é um dos títulos vitalícios concedidos pela Federação Internacional de Xadrez aos enxadristas profissionais que tenham obtido a pontuação igual ou superior a 2.400 pontos e conseguido as três normas de MI necessárias.

Grande Mestre Internacional (GMI), mais conhecido na forma simplificada (GM), é um dos títulos vitalícios concedidos pela Federação Internacional de Xadrez aos enxadristas profissionais que tenham obtido a pontuação igual ou superior a 2.500 pontos e conseguido as três normas de GM necessárias, tendo sido estabelecido a partir de 1950.

http://www.revistaxadrez.com.br/evoluir