quinta-feira, 28 de julho de 2011

********PROGRAMA ESPECIAL DE INCLUSÃO******** ************* EM INICIAÇÃO CIENTÍFICA*************

UFS cria programa de inclusão científica com 800 bolsas

Objetivo é ampliar o acesso de alunos de graduação à iniciação científica; inscrições vão até dia 22 de agosto

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Posgrap) e a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proest), por meio da Coordenação de Pesquisa (Copes), lançaram nesta quinta, 21, o edital para o Programa Especial de Inclusão em Iniciação Científica (Piic).

Adotado pela UFS neste ano, o programa tem por objetivo contribuir para a formação de recursos humanos graduados com experiência de método científico, bem como permitir que estudantes de todos os cursos de graduação da UFS tenham acesso à experiência de iniciação científica.

Ao todo, há 800 bolsas disponíveis no valor de R$ 360 cada uma. O prazo de inscrição vai de 22 de julho a 22 de agosto. O resultado da seleção será divulgado no dia 29 de agosto. Confira o
edital e regulamento do programa para informações mais detalhadas.

O programa é regulamentado pela Portaria Nº 1499/2011-GR. Confira os
formulários para submissão de projeto.

Mais informações na Copes através dos telefones: 2105-6511 ou 6499.

Ascom
comunica@ufs.br

APRENDA E JOGUE XADREZ

Melhorar no Xadrez requer esforço - Saia na frente, Aprenda por Vídeo Aulas

Para se tornar um grande mestre, nível mais alto de um enxadrista, são necessárias até oito horas de estudo diário por muitos anos. Nos jogos entre profissionais, a preparação pode se estender ainda mais.

Para se adquirir e desenvolver habilidades no jogo de xadrez, ao contrário do que muita gente pensa, é necessário algumas milhares de horas, debruçado sobre o tabuleiro de xadrez, analisando variantes e melhorando o conhecimento teórico.

E para brilhar é preciso muita, mas muita transpiração, e um pouco de inspiração, e pra isso a dedicação e disciplina são fatores de sucesso.

Mestre FIDE (MF) é um dos títulos vitalícios concedidos pela Federação Internacional de Xadrez aos enxadristas profissionais que tenham obtido a pontuação igual ou superior a 2.300 pontos, tendo sido estabelecido a partir de 1978.

Mestre Internacional (MI) é um dos títulos vitalícios concedidos pela Federação Internacional de Xadrez aos enxadristas profissionais que tenham obtido a pontuação igual ou superior a 2.400 pontos e conseguido as três normas de MI necessárias.

Grande Mestre Internacional (GMI), mais conhecido na forma simplificada (GM), é um dos títulos vitalícios concedidos pela Federação Internacional de Xadrez aos enxadristas profissionais que tenham obtido a pontuação igual ou superior a 2.500 pontos e conseguido as três normas de GM necessárias, tendo sido estabelecido a partir de 1950.

http://www.revistaxadrez.com.br/evoluir