sábado, 14 de abril de 2012

*****************TELECONFERÊNCIA****************

Teleconferência: A empresa pedagógica como espaço de aprendizagem

A educação profissional quase sempre envolve ambientes pedagógicos diferenciados, onde a prática e a teoria precisam ser vivenciadas em sua plenitude. Quando essas duas vertentes não caminham juntas, a qualificação do profissional em formação é comprometida. As empresas pedagógicas têm um papel fundamental na associação entre teoria e prática. Porém como promover uma aprendizagem de qualidade nesses ambientes? O que é preciso considerar nos processos de ensino e de gestão das empresas pedagógicas?
Para debater estas e outras questões, a Rede Sesc-Senac de Teleconferência apresenta o programa “A empresa pedagógica como espaço de aprendizagem” que contará com a participação de Francisco de Moraes, sócio-diretor da empresa Plus Qualidade e Educação, membro do Conselho Superior de Gestão da Rede Senac de Educação a Distância e autor do livro Empresas-escola: educação para o trabalho versus educação pelo trabalho, publicado pela Editora Senac São Paulo; e Jarbas Novelino Barato, consultor e pesquisador independente nas áreas de trabalho e educação, colaborador do Boletim Técnico do Senac e autor do livro Educação profissional – saberes do ócio ou saberes do trabalho?, também publicado pela Editora Senac São Paulo.
O programa vai ao ar, em rede nacional, no dia 19 de abril, das 15h às 17h (horário de Brasília), com transmissão pela Rede Sesc-Senac de Teleconferência. Mediado pela jornalista Bárbara Pereira, com o apoio da intérprete da Língua Brasileira de Sinais Gildete Amorim, a teleconferência será transmitida diretamente do Centro de Produção de Rádio e Televisão do Senac Nacional, no Rio de Janeiro, para cerca de 400 salas e auditórios espalhados pelas 27 unidades da federação, incluindo o auditório do Senac Aracaju, localizado à Av. Ivo do Prado, 564 -Centro, com capacidade para 200 pessoas. Entrada Franca.
Durante o debate, perguntas poderão ser enviadas pelo e-mail teleconfsesc@senac.br, pelo telefone 0800-283-0270 ou pelo fax 0800-023-0220.
http://www.se.senac.br/noticias/665-teleconferencia-a-empresa-pedagogica-como-espaco-de-aprendizagem

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Profª. Drª. Iara Maria Campelo Lima
Chefe do Departamento de Educação
2105-6758
Profª. Drª. Marizete Lucini
Vice-Chefe do Departamento de Educação

APRENDA E JOGUE XADREZ

Melhorar no Xadrez requer esforço - Saia na frente, Aprenda por Vídeo Aulas

Para se tornar um grande mestre, nível mais alto de um enxadrista, são necessárias até oito horas de estudo diário por muitos anos. Nos jogos entre profissionais, a preparação pode se estender ainda mais.

Para se adquirir e desenvolver habilidades no jogo de xadrez, ao contrário do que muita gente pensa, é necessário algumas milhares de horas, debruçado sobre o tabuleiro de xadrez, analisando variantes e melhorando o conhecimento teórico.

E para brilhar é preciso muita, mas muita transpiração, e um pouco de inspiração, e pra isso a dedicação e disciplina são fatores de sucesso.

Mestre FIDE (MF) é um dos títulos vitalícios concedidos pela Federação Internacional de Xadrez aos enxadristas profissionais que tenham obtido a pontuação igual ou superior a 2.300 pontos, tendo sido estabelecido a partir de 1978.

Mestre Internacional (MI) é um dos títulos vitalícios concedidos pela Federação Internacional de Xadrez aos enxadristas profissionais que tenham obtido a pontuação igual ou superior a 2.400 pontos e conseguido as três normas de MI necessárias.

Grande Mestre Internacional (GMI), mais conhecido na forma simplificada (GM), é um dos títulos vitalícios concedidos pela Federação Internacional de Xadrez aos enxadristas profissionais que tenham obtido a pontuação igual ou superior a 2.500 pontos e conseguido as três normas de GM necessárias, tendo sido estabelecido a partir de 1950.

http://www.revistaxadrez.com.br/evoluir