sábado, 20 de novembro de 2010

TORNEIO ESPECIAL DE ANIVERSÁRIO DE JOSÉ RAUL CAPABLANCA EM *** 19 de NOVEMBRO de 2010 ***

Raphael Andrews (4,5 pontos), Jhonas Silva (4 pontos), Edvaldo Brasil (3 pontos) e José de Goes (0,5 pontos), foram os únicos participantes do Torneio Especial de Aniversário de José Raul Capablanca, realizado na tarde deste sábado, no Clube de Xadrez Capablanca/SE (CXC/SE), em decorrência dos eventos realizados, em sua homenagem e ao dia internacional do xadrez, pelo CXC/SE ao longo deste mês.
 
Foram convidados a participar deste evento os dez primeiros colocados do último Torneio Comemorativo do Nascimento de José Raul Capablanca e do Dia internacional do Xadrez (realizado no dia 13 no Colégio Bom Pastor), onde o atleta Raphael Andrews, do Colégio Arquidiocesano, supera todos os seus adversários num torneio schuring blitz (5’ de reflexão), onde cada jogador teve direito de jogar com cada participante, duas vezes (ora de brancas, ora de pretas).
Jhonas Silva (vice-campeão, à esquerda), Raphael Andrews (o campeão) e Edvaldo Brasil (3º colocado)
Também tivemos o privilégio de receber em nossa sede o professor de xadrez do Colégio Arquidiocesano, Marcelo Menezes, acompanhando seus alunos; o árbitro local e auxiliar da CBX, e melhor atleta de Sergipe em 2009, Gustavo dos Santos Marques, além de outros amigos aficionados do jogo.
Grande abraço a todos!!

APRENDA E JOGUE XADREZ

Melhorar no Xadrez requer esforço - Saia na frente, Aprenda por Vídeo Aulas

Para se tornar um grande mestre, nível mais alto de um enxadrista, são necessárias até oito horas de estudo diário por muitos anos. Nos jogos entre profissionais, a preparação pode se estender ainda mais.

Para se adquirir e desenvolver habilidades no jogo de xadrez, ao contrário do que muita gente pensa, é necessário algumas milhares de horas, debruçado sobre o tabuleiro de xadrez, analisando variantes e melhorando o conhecimento teórico.

E para brilhar é preciso muita, mas muita transpiração, e um pouco de inspiração, e pra isso a dedicação e disciplina são fatores de sucesso.

Mestre FIDE (MF) é um dos títulos vitalícios concedidos pela Federação Internacional de Xadrez aos enxadristas profissionais que tenham obtido a pontuação igual ou superior a 2.300 pontos, tendo sido estabelecido a partir de 1978.

Mestre Internacional (MI) é um dos títulos vitalícios concedidos pela Federação Internacional de Xadrez aos enxadristas profissionais que tenham obtido a pontuação igual ou superior a 2.400 pontos e conseguido as três normas de MI necessárias.

Grande Mestre Internacional (GMI), mais conhecido na forma simplificada (GM), é um dos títulos vitalícios concedidos pela Federação Internacional de Xadrez aos enxadristas profissionais que tenham obtido a pontuação igual ou superior a 2.500 pontos e conseguido as três normas de GM necessárias, tendo sido estabelecido a partir de 1950.

http://www.revistaxadrez.com.br/evoluir