sexta-feira, 6 de maio de 2011

Circuito de Xadrez das Escolas Públicas de Sergipe

Etapa do Circuito de Xadrez 2011 terá início neste sábado

A primeira etapa do Circuito de Xadrez de 2011, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), vai contar com a participação de 189 instituições de ensino das redes públicas federal, estadual e municipais de ensino. O evento esportivo acontecerá neste sábado, dia 7, no Colégio Estadual Costa e Silva, a partir das 8h30, e será coordenado pelo Departamento de Educação Física (DEF).

São 158 representantes de escolas da rede estadual, 15 das redes municipais e seis da rede federal participando da competição, que ofertará as categorias A, B e C – masculino e feminino. O circuito de xadrez teve início em 2007 e é uma ação resultante da parceria estabelecida entre o Governo Federal (Ministério do Esporte e Ministério da Educação) e o Governo do Estado de Sergipe.

De acordo com o projeto, a inserção do Xadrez na área educacional justifica-se pela sua contribuição para o desenvolvimento de habilidades, como memorização, raciocínio lógico-dedutivo, resolução de problemas, imaginação espacial e criatividade.

Outras etapas

A coordenadora do circuito, professora Jane dos Santos, disse que ainda no decorrer deste ano acontecerão mais três etapas do Circuito de Xadrez 2011: em junho, setembro e outubro. “As inscrições devem acontecer em todas as etapas. Serão campeões aqueles competidores que acumularem o maior número de pontos em todas as fases”, ressaltou a professora Jane.

APRENDA E JOGUE XADREZ

Melhorar no Xadrez requer esforço - Saia na frente, Aprenda por Vídeo Aulas

Para se tornar um grande mestre, nível mais alto de um enxadrista, são necessárias até oito horas de estudo diário por muitos anos. Nos jogos entre profissionais, a preparação pode se estender ainda mais.

Para se adquirir e desenvolver habilidades no jogo de xadrez, ao contrário do que muita gente pensa, é necessário algumas milhares de horas, debruçado sobre o tabuleiro de xadrez, analisando variantes e melhorando o conhecimento teórico.

E para brilhar é preciso muita, mas muita transpiração, e um pouco de inspiração, e pra isso a dedicação e disciplina são fatores de sucesso.

Mestre FIDE (MF) é um dos títulos vitalícios concedidos pela Federação Internacional de Xadrez aos enxadristas profissionais que tenham obtido a pontuação igual ou superior a 2.300 pontos, tendo sido estabelecido a partir de 1978.

Mestre Internacional (MI) é um dos títulos vitalícios concedidos pela Federação Internacional de Xadrez aos enxadristas profissionais que tenham obtido a pontuação igual ou superior a 2.400 pontos e conseguido as três normas de MI necessárias.

Grande Mestre Internacional (GMI), mais conhecido na forma simplificada (GM), é um dos títulos vitalícios concedidos pela Federação Internacional de Xadrez aos enxadristas profissionais que tenham obtido a pontuação igual ou superior a 2.500 pontos e conseguido as três normas de GM necessárias, tendo sido estabelecido a partir de 1950.

http://www.revistaxadrez.com.br/evoluir